O Mito do Desestímulo: Estigmatização e Condição Social do Bolsa Família


A generalização das relações capitalistas de produção no Brasil ocorre de forma particular, a despeito de uma história marcada pela colonização e pela escravização. Neste “país de sobremesas”, como provoca Oswald de Andrade, a riqueza produzida sob relações capitalistas convive com uma desigualdade obscena de renda e de patrimônio, em que 1% da população mais rica detém quase 40% de todo o patrimônio declarado no país.[1] Historicamente, o Brasil figura entre os países mais desiguais do mundo. É neste país que a burguesia nacional, herdeira de um escravismo que lhe forneceu bases para a acumulação de capital em detrimento da pauperização da classe trabalhadora, não teme estigmatizar um dos maiores programas de transferência de renda do mundo: o Programa Bolsa Família, instituído em 2003 como instrumento de combate à pobreza e à extrema pobreza.
Fora introjetado nos corações e mentes de uma parcela da população brasileira que o Bolsa Família é responsável por promover acomodação social e falta de adesão ao mercado de força de trabalho. Apesar disso, as estatísticas revelam algo diferente. Ao analisar o percurso das famílias atendidas ao longo dos anos, nota-se uma expressiva taxa média global de desligamento do Bolsa Família de aproximadamente 60%, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome [2], o que demonstra que a maioria utiliza o benefício como um suporte temporário para superar a vulnerabilidade. Esse dinamismo fica ainda mais evidente entre os jovens que entram na idade produtiva, nos quais índices elevados de inserção formal no trabalho e de superação da necessidade do cadastro oficial comprovam que o benefício não gera passividade crônica. Em vez de prender o indivíduo à dependência do Estado, a transferência direta de renda funciona como uma base material indispensável para garantir a sobrevivência e permitir que as novas gerações busquem oportunidades, capacitação e autonomia a longo prazo.
Apesar da consistência dos dados que comprovam a efetividade do Bolsa Família, o programa permanece alvo frequente de discursos críticos que buscam deslegitimá-lo por meio de premissas superficiais. É recorrente a narrativa, propagada inclusive por figuras públicas e formadores de opinião de grande alcance, de que a assistência social operaria como um desestímulo ao trabalho, induzindo os beneficiários à acomodação e à busca por jeitos de manter o benefício. O que frequentemente é veiculado por esses críticos como recusa ao trabalho ou passividade expressa, na prática, uma resposta a um mercado de força de trabalho marcado por baixíssimos salários e condições de trabalho precarizadas, que se conforma a partir de nossa herança essencialmente escravocrata. O benefício assegura um patamar mínimo de subsistência que, ainda que minimamente, viabiliza o poder de barganha do trabalhador.
Para além da falsa premissa da acomodação, a crítica que atribui ao Bolsa Família um suposto poder de desestimular o trabalho ignora a realidade material do custo de vida e o valor efetivo pago pelo programa. A ideia de que um trabalhador optaria por abandonar o mercado de força de trabalho para viver de assistência social desconsidera o abismo intransponível entre o valor do benefício e as despesas básicas de sobrevivência em um país onde o custo de vida real exige um salário mínimo necessário para a reprodução da força de trabalho brasileira de cerca de 7.892,00 reais, computado para o mês de julho de 2026, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. [3] Desse modo, argumentos estigmatizantes que sugerem a busca deliberada pela expansão familiar com o objetivo de viver à custa de repasses públicos revelam um descompasso de ordem até matemática: não se viabiliza, no Brasil, o sustento adequado de uma família com uma média de pouco mais de 600 reais mensais. Na prática, o programa atua estritamente como uma rede complementar altamente focalizada de amparo à miséria, evidenciando que o verdadeiro obstáculo à dignidade material reside na precarização crônica dos salários do mercado de força de trabalho, e não na assistência prestada pelo Estado. [4] [5]
Contudo, ainda que fundamental, o Bolsa Família, como política de transferência de renda, apresenta natureza contraditória na dinâmica de reprodução social da força de trabalho brasileira. A princípio, a transferência de renda contribui para garantir condições mínimas de subsistência às famílias beneficiárias, o que viabiliza o acesso a bens de consumo básicos à classe trabalhadora, ainda que de forma desigual e insuficiente. Na medida em que funciona como renda complementar, desempenha papel relativamente relevante na reprodução social da força de trabalho de uma camada mais pobre da população. Ao mesmo tempo, o Bolsa Família não transforma as determinações fundamentais que produzem a exploração da força de trabalho e a pauperização crescente da classe trabalhadora, sob a égide do capital, deve-se dizer, ainda mais violento na periferia. Com isso, o Bolsa Família pode, simultaneamente, viabilizar concreta e minimamente as condições de reprodução da vida de uma fração da classe trabalhadora e permanecer circunscrito às condições de reprodução do próprio capitalismo.
Trata-se, no entanto, fundamentalmente de um programa burguês, operacionalizado no interior de um Estado igualmente burguês. Nada de novo sob o front. Sua funcionalidade reside precisamente na capacidade de administrar contradições que, em vez de serem suprimidas, passam a ser institucional e politicamente absorvidas e amortecidas pela lógica do capital. Ao incidir sobre as manifestações mais acentuadas da pobreza e da desigualdade, o programa constitui mecanismo de regulação das contradições inerentes às relações sociais capitalistas. O Bolsa Família atua como instrumento de manutenção do status quo que lança as bases para a própria razão de ser do programa: a desigualdade de renda obscena e a pobreza extrema que permeiam a luta de classes no Brasil.
Além de funcionar como mecanismo de mediação da luta de classes, o Bolsa Família promoveu amplo processo de bancarização da população brasileira desde a sua implementação. A transferência monetária é mediada por instituições financeiras que passam a ocupar uma posição na própria execução da política social. Os bancos são remunerados pela operacionalização dos pagamentos, fazendo com que a transferência de renda produza, simultaneamente à sua função de provisão de recursos às famílias, uma fonte de remuneração para o sistema financeiro nacional. Os recursos destinados aos beneficiários, enquanto permanecem depositados nas contas bancárias, não deixam de constituir liquidez disponível no sistema financeiro, podendo ser mobilizados pelas instituições financeiras, conformando e viabilizando mecanismos de valorização na esfera financeira, particular e mais intensamente relevantes no capitalismo contemporâneo. [6] A política de transferência de renda, nesse sentido, desloca recursos públicos para as famílias pobres, ao passo que também estabelece um canal pelo qual esses recursos ingressam e circulam no sistema financeiro. A bancarização, assim, expressa uma das formas pelas quais a própria proteção social é subordinada às relações de valorização do capital.
Cai por terra, portanto, a ideia de que o Bolsa Família seria uma bandeira de um “comunismo” que ameaçaria a ordem social brasileira. Não há “comunismo” em uma política de transferência monetária inscrita nos marcos do Estado burguês, financiada pelo fundo público e não transformadora das estruturas que produzem a exploração, a pobreza e a concentração da riqueza. No entanto e ao mesmo tempo, reconhecer o caráter burguês do programa não implica ignorar sua relevância concreta para aqueles que dele dependem para reproduzir a própria vida. A reprodução da força de trabalho é constituída no interior da luta de classes. Nesse sentido, a conformação das condições materiais de existência, e qualquer ampliação, ainda que restrita, das possibilidades de vida da classe trabalhadora pode produzir condições menos adversas para sua organização e resistência.
Em uma sociedade cuja formação foi marcada pela escravidão, pelo racismo e pela apropriação privada e desigual da riqueza, até mesmo a garantia de um patamar mínimo de reprodução social às parcelas mais vulnerabilizadas da população aparece como concessão excessiva. Não é fortuito, nesse sentido, que as mulheres negras estejam entre as principais beneficiárias do programa, considerando sua posição historicamente subalternizada na divisão social e racial do trabalho e sua inserção marcada pela precariedade, pela informalidade e pela desvalorização de sua força de trabalho. A resistência ao Bolsa Família, portanto, expressa uma disputa pelo fundo público, ao mesmo tempo em que também manifesta o gene escravocrata de uma ordem social que historicamente naturalizou que determinadas parcelas da classe trabalhadora, em especial as mulheres negras, deveriam subexistir “às margens” [7] da dinâmica de reprodução capitalista.
Gabriela Morozini
Sara Oliveira da Silva
G1. A desigualdade brasileira em 6 gráficos: os principais dados do novo estudo da Oxfam. G1, 5 set. 2026. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2026/09/05/a-desigualdade-brasileira-em-6graficos-os-principais-dados-do-novo-estudo-da-oxfam.ghtml. Acesso em: 11 set. 2026.
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Estudo da FGV sobre o Bolsa Família revela quebra de ciclo da pobreza intergeracional. Rio de Janeiro, 8 dez. 2025. Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/estudo-da-fgv-sobre-o-bolsa-familia-revela-quebra-de-c iclo-da-pobreza-intergeracional. Acesso em: 11 set. 2026.
DIEESE – DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. Salário mínimo nominal e necessário. São Paulo: DIEESE, 2026. Disponível em: https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/salarioMinimo.html. Acesso em: 11 set. 2026.
SUPLICY, Eduardo Matarazzo; BUARQUE, Cristovam. Garantia de renda mínima para erradicar a pobreza: o debate e a experiência brasileiros. Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 30, p. 79-93, 1997.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV). Filhos do Bolsa Família: uma análise da última década do programa. Apresentação em slides.
BRETTAS, Tatiana. Capitalismo dependente, neoliberalismo e financeirização das políticas sociais no Brasil. Temporalis, Brasília, DF, v. 17, n. 34, p. 53–76, jul./dez. 2017.
“Às margens” encontra-se entre aspas, na medida em que a “marginalização” aparente, especialmente, das mulheres e das pessoas negras no capitalismo opera função relevante à dinâmica de produção e de reprodução social no modo de produção capitalista, desde a conformação de um mercado de força de trabalho no Brasil.




Comentários