Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo
Outras Atividades
A discussão literária é uma reunião que ocorre geralmente em um dia fora do ambiente acadêmico. Previamente é escolhido um autor (brasileiro ou estrangeiro) e cada petiano e o tutor procura ler o maior número de obras possíveis do mesmo. O grupo convida alguém (geralmente algum professor da área de letras) que tenha conhecimento a respeito do escritor escolhido. No dia marcado, grupo e convidado discutem as obras lidas e o autor em questão.
A discussão musical ocorre geralmente em um dia fora do ambiente acadêmico. Previamente é escolhido um gênero/compositor musical (brasileiro ou estrangeiro). Cada petiano e o tutor procura ler o maior número de obras a respeito do mesmo e escutar o máximo de obras possíveis. O grupo convida alguém (geralmente algum professor da área de música) que tenha maior conhecimento a respeito do gênero/compositor musical escolhido. No dia marcado, grupo e convidado discutem as obras lidas e ouvidas e o gênero/compositor musical em questão.
Discussão Musical
Estudo de Línguas Estrangeiras
Sendo cada vez mais clara a importância do conhecimento de idiomas para a formação acadêmica dos estudantes, o PET incentiva seus membros a aprender e se aprofundar em línguas estrangeiras. Através do Centro de Línguas para a Comunidade (CLC) da UFES, cada petiano tem a oportunidade de concorrer a uma bolsa de estudos de um idioma de sua escolha, dentre eles alemão, inglês, italiano, espanhol e francês.
O PET Economia incentiva os seus integrantes a participarem de encontros regionais e nacionais dos mais diversos temas, como por exemplo temos: ANPEC, SEP, SBPC, ERECO, ENECO, entre outros. Estes encontros proporcionam diversas experiências acadêmicas, integração entre os grupos PET e alunos universitários. Além disso, temos os eventos como o SUDESTEPET e ENAPET, onde são discutidos os assuntos relacionados ao nosso programa.
Participação em Eventos
Mostra de Profissões
Constitui um espaço para apresentação dos cursos de graduação da UFES e é realizada pela maioria dos cursos da Universidade. Os grupos PET da UFES em conjunto com os alunos da graduação de cada curso apresentam o seu curso, bem como apresentam as atividades que o permeiam. Objetiva-se alcançar os estudantes (rede pública e privada), especialmente aqueles oriundos de pré-vestibulares alternativos da Grande Vitória e do interior do Estado, a fim de esclarecer-lhes sobre os cursos de graduação e aproximá-los da realidade acadêmica.
A monitoria voluntária tem como objetivo o contato direto com um dos pilares da educação: o ensino. Neste sentido, esta atividade busca atender as demandas dos demais estudantes do curso de graduação, tendo como contrapartida um aprofundamento da compreensão dos temas relacionados.
Monitorias Voluntárias
Recepção de Calouros
A Semana de Calouros é uma atividade realizada na primeira semana de aula com a turma de calouros, cujo intuito é recepcionar e possibilitar um primeiro contato dos novos graduandos com a economia. O PET Economia organiza a atividade juntamente com o CALECO (Centro Acadêmico Livre de Economia), a CJA (Consultores Juniores Associados) e o Departamento de Economia. A oficina conta com uma atividade de conjuntura, na qual os petianos se reunem em grupos com os calouros e debatem sobre uma notícia, abordando as áreas de Política Fiscal, Política Monetária, Inflação, Nivel de Atividade e Setor Externo.
​
Durante a Semana de Calouros, também é feita uma apresentação institucional do grupo PET, que tem por objetivo apresentar a história do grupo PET Economia, sua ciração e as atuais atividades por ele realizadas.
É uma das atividades de caráter voltado a outras áreas do conhecimento, que não o da economia. Nesta atividade, realizada em finais de semana, visando uma convivência do grupo fora do âmbito acadêmico, o tutor, os petianos e convidados comentam sobre leituras de livros de literatura. Assim, cada participante tem a oportunidade de explanar sobre um livro de seu agrado. A reunião literária, que ocorre duas vezes ao ano, visa despertar e/ou explorar o interesse dos petianos para a necessidade de ampliar seus conhecimentos gerais, estimulando o contato com obras da literatura brasileira e internacional.
Reunião Literária
Seminários
Os seminários promovidas pelo PET Economia são exposições feitas anualmente pelos petianos com base em pesquisas específicas realizadas pelos mesmos sobre temas considerados relevantes. Os assuntos podem ser tanto em economia quanto em outras áreas e a atividade é aberta ao público acadêmico e geral.
Atividade de pesquisa na qual o grupo promove uma conversa com pesquisadores da pós-graduação que abordarão discussões sobre os aspectos de suas respectivas pesquisas e dificuldades. Com a participação de professores e estudantes da UFES, é uma atividade de caráter altamente integrador para a comunidade acadêmica.
O objetivo principal desta atividade é promover maior integração entre a graduação e a pós-graduação, promovendo o horizonte de pesquisa para os estudantes graduandos. Objetiva-se também promover a integração entre o PET Economia e os estudantes da graduação.
Prosa com Pesquisadores
Conversa com Egresso
Atividade na qual um ex-bolsista do grupo PET-Economia é convidado para uma conversa com os alunos, em que se trata da trajetória pessoal, acadêmica e profissional de cada convidado. É uma oportunidade para que os alunos do curso de graduação conheçam melhor o perfil e a formação acadêmica do convidado, além de integrar e dar aos estudantes novas visões sobre a formação e atuação profissional do economista.
O objetivo principal desta atividade é o mostrar aos estudantes da graduação em Economia as experiências profissionais dos egressos do PET Economia em suas áreas de trabalho.
Trata-se de uma atividade de pesquisa de cunho obrigatório e feita pelos petianos. A elaboração desses artigos resulta da dedicação à pesquisa, realizada em individualmente ou em conjunto, de no máximo dois membros do grupo, sobre temas diversos, e permite aos petianos desenvolver a prática da pesquisa acadêmica, bem como possibilita o envio de trabalhos a eventos científicos.
O objetivo principal é o de estimular que cada integrante do grupo PET possa, a partir de uma pesquisa temática, descrever e apresentar os resultados da mesma sob a forma de trabalho científico a ser enviado para encontro, seminários e congressos. Inicia-se, com isso, um processo de aprendizagem para a construção e elaboração de artigos científicos.
Mostra Interna de Artigos Acadêmicos
Teatro do Oprimido
É uma atividade de extensão, cadastrado como projeto de extensão na PROEX/UFES, que consiste na apresentação de uma peça teatral inspirada no tipo de teatro homônimo desenvolvido pelo teatrólogo Augusto Boal. A peça teatral contém assuntos que tratam do desemprego, da violência contra a mulher, da relação pai e filho, da miséria, da concorrência, da relação capital x trabalho, da educação, dentre outros. Como atividade de extensão, é ofertada prioritariamente para a comunidade externa, como escolas públicas e privadas e outras instituições.
Além disso, Visa conscientizar a comunidade sobre a Economia como uma ciência fundamentalmente social, a partir de uma peça de teatro encenada pelos integrantes do PET Economia.